Ruy Ohtake

28 mar

Ruy Othake é o responsável por centenas de obras espalhadas pelo Brasil e exterior. Com mais de 50 anos dedicados à arquitetura, o filho da artista plástica Tomie Othake  revolucionou São Paulo e ajudou a erguer a identidade nacional. O mestre do concreto, apelido dado por Oscar Niemeyer, é um dos maiores nomes vivos da arquitetura brasileira. Tem expressão e traços tão próprios que, mesmo para um leigo, é quase impossível não reconhecer uma de suas obas marcadas por curvas e muito concreto. As cores fortes também são características predominantes no trabalho de Ohtake, com elas ele destaca as raízes do povo brasileiro, da nossa cultura. A plasticidade de seus traços o consagram como um dos mais legítimos representantes da arquitetura brasileira.

Clássicos da Arquitetura: Residência Tomie Ohtake / Ruy OhtakeClássicos da Arquitetura: Residência Tomie Ohtake / Ruy OhtakeFotos da residência de Ruy Othake, em São Paulo.

O Hotel Unique , além de uma das obras-primas da arquitetura paulistana é, hoje, uma referência mundial em design moderno tendo como vazio o principal conceito.

O Conjunto habitacional Heliópolis, que  revolucionou as favelas da capital paulista, abriga hoje centenas de famílias que moravam de forma precária. Sobre o desafio em fazer um projeto para contemplar a comunidade carente, Ohtake parece ter tirado de letra. “Antes de fazê-los conversei muito com a comunidade e ouvi suas necessidades. Não quis fazer um pombal, cheio de apartamentos, mas sim algo para que elas aprendam a viver num espaço da cidade, em uma moradia urbana digna”, afirma.

Para encerrar e conhecer um pouco mais desse grande criador brasileiro, segue um vídeo do programa Provocações, em Julho de 2012, onde Ruy Ohtake fala sobre arquitetura, história,cores e ainda fala de uma festa que foi de bicão na casa de Niemeyer na década de 50. O vídeo abaixo é o primeiro bloco da entrevista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: