Viagem a Minas – Parte I [Ouro Preto]

15 jun

Bom, neste semestre, mais especificamente no mês de Junho, viajamos até o Estado de Minas Gerais com o objetivo de estudar a evolução nas capitais do estado de Minas Gerais, desde o Brasil colonia, até os dias atuais, através da arquitetura.

Em 1698, foi encontrado ouro em Vila Rica. Assim a região começou a ganhar importância, até que em 1720 foi escolhida para capital da nova Capitania de Minas Gerais. A cidade tem o nome de “Ouro Preto” devido a uma característica do mineral aqui encontrado na época: o ouro era escurecido por uma camada de paládio, dando-lhe tonalidade diferente da normal.

Em 1823, após a Independência do Brasil, Vila Rica recebeu o título de Imperial Cidade, conferido por Dom Pedro I do Brasil, tornando-se oficialmente capital da então província das Minas Gerais e passando a ser designada como Imperial Cidade de Ouro Preto.

A cidade preserva a pura arquitetura colonial, caracterizada pelos casarões, em geral de alvenaria de pedra ou taipa-de-pilão. O perfil das janelas era retangular ou em arco abatido, emolduradas em madeira. Nos pavimentos nobres possuem sacadas com gradis de ferro trabalhado, as janelas superiores também podem ser cobertas com muxarabis ou treliças de madeira. Os telhados de duas ou quatro águas com beiral, às vezes com alguma ornamentação discreta como uma suave curvatura e telhas em bico nos cantos do telhado.

Outra importante característica é a Arquitetura religiosa Barroca.

O traçado das ruas é irregular e acidentado, assim a cidade possui inúmeras e marcantes ladeiras. Todas as ruas são de paralelepípedo e o transporte através de ônibus é dificultado e  proibido no centro da cidade.

Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira a ser declarada, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, no ano de 1980. Desde então o IPHAN é responsável pela preservação da cidade.

Algumas fotos que tirei em Ouro Preto

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: