Casas de Vidro

17 dez

Não há nada mais elegante do que uma casa com a fachada em vidro. Por isso selecionei algumas casas deste tipo pra mostrar pra vocês, uma em especial para climas quentes, como o Brasil.

Casa de Vidro | Lina Bo Bardi

© wordpress casasbrasileiras

Uma das primeiras intenções de Lina foi conservar o perfil natural do terreno, muito inclinado, o que influiu para que a frente da casa fosse construída sobre pilotis, mas sem deixar de fazer referência a um dos cinco pontos da arquitetura propostos por Le Corbusier. A parte de trás da residência ficou, por conseguinte, apoiada em muros de concreto diretamente sobre o terreno. Esse aspecto maciço da porção posterior se contrapõe com a leveza da porção sul e sua fachada principal, criando um rico diálogo entre transparência e opacidade, natureza e construção, interior e exterior, que trás novamente à mente os exemplos das primeiras casas corbusierianas.

Farnsworth House | Mies Van der Rohe

O interior é invulgarmente transparente para o local ao redor. Toda a parafernália de vida tradicional – quartos, paredes, portas, estofados, mobiliário solto, fotos em paredes, inclusive objetos pessoais – foram praticamente abolidos, em uma visão puritana da existência simplificada, transcendental. Quer dizer, o arquiteto queria que houvesse uma livre circulação dentro da casa, fazendo grande uso do espaço vazio para o contraste com o exterior grandioso.

A casa, com seus vidros e paredes contínuas, é uma interpretação ainda mais simples de uma idéia. Aqui a pureza da casa não é perturbada. Nem as colunas de aço a partir da qual está suspensa nem o independente terraço flutuante rompem a pele esticada. Sobre a construção propriamente dita, as idéias estéticas eram progressivamente aperfeiçoadas e desenvolvidas através das escolhas de materiais, cores e detalhes. A casa foi toda pintada de branco para neutralizar e usar as cores da natureza ao redor como composição. A paisagem era um aspecto integral da concepção estética de Mies van der Rohe.
Os grandes painéis de vidro redefinem o caráter de integração entre o meio interno e o externo. O vidro faz com que as cores da natureza caiam sobre a estrutura, e que o tempo determine as diferenças aparentes que possam ser observadas. Isso é, a casa muda enquanto a natureza ao redor mudar com o tempo.

Casa de Vidro | Abreu Júnior e Beatriz Kubelka

A casa, com 50 metros quadrados, foi montada em Florianópolis
Monta, desmonta e muda de lugar. Uma pesquisa sobre arquitetura efêmera e cenográfica estimulou os arquitetos Abreu Júnior e Beatriz Kubelka a desenvolver um projeto inusitado: uma casa de vidro e estrutura metálica que pode ser montada em apenas três semanas e, se necessário, ser desmontada e erguida em outro local. Nesta casa, construída pela primeira vez na avenida Beira-Mar, no centro de Florianópolis, nada foi executado em alvenaria. Para possibilitar a mobilidade da edificação, os arquitetos escolheram materiais como as estruturas metálicas e sistemas construtivos que permitem a dinâmica da remontagem. Somente as 11 sapatas da estrutura de fundação, feitas de concreto armado, não podem ser removidas.
Casa Abo | Escritório Nico Van der Meulen architects
A Casa Abo foi projetada pelo escritório Nico van der Meulen Architects para ser uma estratégia energeticamente eficiente contra altas temperaturas. Sob o escaldante Sol da África do Sul, a casa de vidro equilibra sustentabilidade edesign moderno se adaptando a um dos climas mais quentes do planeta sem resfriamento por meio de aparelhos, mas sim usando elementos da natureza. Diversas piscinas de tamanhos variados e dispostas circundando a moradia amenizam o calor por causa da água.
Além disso, esquadrias de aço sustentam grandes janelas de vidro, otimizando a utilização de luz natural no interior da casa em todas as épocas do ano, principalmente nos dias mais escuros do inverno. Os vidros, por sua vez, exercem controle térmico mantendo a temperatura interna amena.
Beijos
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: